quinta-feira, 31 de maio de 2007

AIMEUDEUSDOCÉU!!!!!!!

Gilmore Girls tá acabando, o que vai ser das minhas quintas???





P.s: Cansada demais pra um post de verdade:/

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Gente que faz bem feito

No curso de Comunicação Social, aprendemos o que é notícia e como escrevê-la, mas isso não quer dizer que todo mundo tem que botar a cabeça numa forma e escrever igual, mas infelizmente é quase isso que acontece...

É justamente por isso que fico ultra feliz quando vejo matérias com um foco diferenciado, com texto surpreendente, como as referentes à ocupação do Complexo do Alemão exibidas ontem (27) no Domingo Espetacular e no Fantástico, ou como a sobre o jogo Flamengo e Botafogo, toda em volta de uma vovozinha fooofa torcedora do flamengo.

Mas o máximo dos máximos é quando além de fazer um trabalho bem feito, o jornalista cria seu estilo próprio. Sempre adorei a Glória Maria, e amava as matérias do Evaristo Costa quando ele ainda era repórter do Mais Você (hoje que ele é apresentadoer e editor eu amo O Evaristo).

Atualmente tenho três novos queridinhos:

Tadeu Schmidt - agora ele está no Fantástico, mas minha paixão começou assistindo às matérias e comentários dele no Bom Dia Brasil. Eu não sou muito de esporte, futebol então eu nunca consegui ver uma partida inteira (sempre durmo), mas é só colocar o Tadeu pra falar disso que eu fico presa em frente da TV vendo até os gols da rodada e achando que o jogo deve ter sido maravilhoso. O que acontece é que ele faz textos deliciosamente engraçados, irônicos e até mal-criados (no bom sentido), parece aqueles comentários de amigo engraçadinho em mesa de bar. E mais, quando a imagem volta pro estúdio, lá está ele com aquele sorriso de moleque sem vergonha que sabe que aprontou, AAAMO!

Renata Alves - faz matérias para o Domingo Espetacular, na Record, sempre no nordeste sobre pessoas e situações inusitados. Confesso que da primeira vez que assisti não gostei de cara, estranhei mesmo, mas ela me ganhou, danada! Na universidade aprendemos que o texto para TV é mais coloquial, e ela leva isso ao extremo, sem deixar ficar simplório. Além disso ela se diverte horrores fazendo as matérias, a gente nota, claro, e acaba se divertindo também. A matéria dela com o seu Lunga foi impagável.


Catarina Hong - também da Record, e acredito eu correspondente da emissora no Japão. Enquanto nas outras emissoras o Japão só aparece quando o assunto é tecnologia, economia ou jovens moderninhos, ela nos traz matérias lindas sobre os costumes e a cultura japonesa. As matérias normalmente são bem delicadas e como os correspondentes geralmente tem liberdade para escolher suas pautas, ela merece reconhecimento por ter uma visão diferenciada do oriente e trazer isso pra gente. Assisti uma vez uma matéria sobre a florada da árvore tradicional do país, e o BG(música de fundo) cantado por umas senhorinhas japonesas, tá até hoje martelando na minha cabeça.

domingo, 27 de maio de 2007

Update

Me recuso a ser casca!!!

Se for pra ser pobre, lascada, falida e mal paga num tô nem aí, se é pra perder, quero perder jogando do meu jeito. E TENHO DITO :p

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Povo Amargurado

Quando a gente entra na universidade a gente acha que pode mudar o mundo, a gente acredita com todas as nossas forças que vai trabalhar naquilo que sempre sonhou, no caso do jornalismo, temos certeza que vamos escrever matérias de importância na vida das pessoas, que não vamos nos vender, nem nos acomodar.

No segundo bloco, quando começamos a ter contato com o pessoal que já está mais perto da formatura e já está estagiando, começamos a ouvir uma ladainha sobre tooooodas as coisas ruins da profissão. É claro que não mudamos nossas esperanças, apenas ficamos muito chateados com esse "povo amargurado" (pelo menos era assim que eu e meus colegas de turma os chamávamos).

A gente continua o curso, começa a estagiar e a ver que realmente as coisas não são tão perfeitas em alguns lugares, e algumas vezes escolhemos abandonar o estágio, ou porque não gostamos de CTRL+C/CTRL+V, ou porque não concordamos com sensacionalismo, ou simplesmente porque não recebemos em dia.

Nos formamos e entramos pra valer no mercado de trabalho, começamos a ter nossas contas a pagar em dia, trocamos um trabalho por outro, e as coisas as vezes destoam do planejado, mas ainda assim é o que a gente ama fazer, mesmo sem estrutura, mesmo sem boas condições.

Até que um dia conhecemos o desemprego, procuramos opções e não encontramos nada que combine com nossa paixão. Começamos a ouvir então que "A gente não faz só o que gosta", e de tanto ouvir, começa a achar que faz sentido, começa a acreditar que trabalhar com o que gosta é sorte para poucos.

Terminamos então fazendo um trabalho que ironizávamos, escrevendo sobre o que chamávamos de fútil, e nos vendendo para pagar as contas. É nessa hora que a gente lembra daquele "povo amargurado".

No fim, somos só uma casca dura e vazia, que já não acredita em nada, mas paga as contas.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Como reconhecer um Rei

"É dificil escolher alguém. Dedido a todos que estiveram do meu lado durante esse tempo............................................................Obrigada meu Deus" - Romário após o gol 1000

"Neste momento em que todas as atenções estão voltadas para mim, eu peço que todas as pessoas do mundo, principalmente do Brasil, tenham mais carinho com os pobres, principalmente com as crianças, nós temos que olhar por elas" - PELÉ após o gol 1000

domingo, 20 de maio de 2007

Pega ladrão

Que tem muita coisa errada na política de segurança no país todo não precisa ser gênio pra notar. A gente reclama sempre das esculhambações e nada mais justo de reconhecer um trabalho bem feito, e a Polícia Federal anda arrasando na quebra de "esquemas". Okay, okay, as investigações milionárias são feitas as nossas custas, mas pelo menos agora a gente tá vendo algum resultado.

Agora é claaaaaro que um trabalho bem feito não ia ficar assim né, a gente tá no Brasil meu povo. Prende-se juízes, desembargadores, empresários e tal e coisa, e coisa e tal, aí vem o judiciário e manda soltar. É aquela velha máxima "A Políca prende e juiz solta". Ouras bolas, bolinhas e bolotas, se acontece na DP aqui perto de casa, na DP na periferia, porque não ia acontecer com a PF em Brasília??? Os Juízes vendem decisões sem medo, porque é claro, óbvio e evidente que vem outro juiz soltar né? E VIVA O COORPORATIVISMO!!! Se a classe jornalística fosse unida assim a gente não recebia essa miséria:/

sábado, 19 de maio de 2007

Favoritos

Hoje é aniversário da Darlene, amiga queridíssima e publicitária competente. Poderia fazer uma homenagem bem piegas e tals, mas como o que é pra ser dito já foi dito e demonstrado a ela, a homenagem será feita por meio da publicidade.

Vou listar aqui meus 5 comerciais (ou campanhas) preferidos que estão sendo exibidos atualmente na TV. Não vou fazer uma análise crítica, usando meu lado comunicóloga, a listagem é feita pelo meu lado telespectadora mesmo:)

E os eleitos são:


1. Seda- SOS


Aquela que a mulher esconde trocentas dela mesma no armário. Que mulher não se identifica com a idéia de ser 300 pessoas em uma só? Que mulher nunca se olhou no espelho e disse "cansei da minha cara" ou já não ouviu "mulheeeeeer, tu tá outra". AMEI desde o primeiro instante do primeiro segundo que vi, e até hoje não consigo mudar de canal quando ela passa, sem falar que estou fortemente inclinada a comprar o xampu. É ou não sucesso absoluto?


2. Suave - Mamães mais bonitas

Propaganda fofíssima. Não mostra mães na cozinha, lavando roupa, ou coisas do tipo, mostra mamães profissionais, que levam seeeempre consigo o "trabalho" de ser mãe, mesmo que em pequenos detalhes ( o meu preferido é o guarda-chuva de joaninha), e continuam liiiindas! ( Minha mãe é assim ué, tenho que me identificar)


3. Pão de Açúcar - O que faz você feliz?


Da primeira vez que assisti fiquem pensando de que raios seria essa propaganda. Seria uma campanha pela qualidade de vida??? Quando vi que era do supermercado, e que ele tava ali escondidinho em todos aqueles momentos felizes, tive vontade de levantar e bater palmas (é, eu sou entusiasta da publicidade bem feita). Além disso, muitas daquelas coisas listadas por eles ME fazem feliz, e por isso me senti pessoalmente abraçada pela campanha.


4. Bavaria - Qual a sua teoria?


Na universidade, na disciplina Sociologia da Comunicação, minha queria irmã e então professora Fábia nos ensinou a estrutura do boato, e todo mundo conhece o ditado "quem conta o conto aumento um ponto", aí vem um publicitário foda, pega esse óbvio ululante e transforma nessa preciosidade. E no fim das contas, não importa o ovo de páscoa, nem o cachorro, nem a numerologia, só que ela é Premium.


5. Ford - Você pode ter um Ford zero


Aquela das marionetes de bichinho. Eu sei, eu sei, não é nehum primor artístico, mas é muito engraçada. Adooooooro a Girafa: "A gente é bicho, beeeeeibe", e a cara irônica da Vaca (eu sei que são marionetes, e por isso não tem essa mudança toda de expressão, mas eu acho que ela tem essa "cara" e pronto). Arrá-urrú, é nóis de Eco!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Será só imaginação???

Hoje, como sempre, acordei cedinho, tomei meu café, preparei a mamadeira da minha pequena e fui acordar a Bela Adormecida. Depois que a babá chegou, vesti minha saia lápis 38, calcei meu escarpam e fui pro escritório.

Manhã comum de trabalho, releases para uns clientes, aprovação da boneca da revista de outro, edição final do jornalizinho daquele colégio, nada de extraordinário, então deu pra almoçar em casa com minha filhota. A tarde a estagiária atrasou um pouco, mas como ela só sai quando termina tudo, não foi exatamente um problema.

A noite mamis me ligou, pedindo pra eu passar lá amanhã pra pegar umas coisas que ainda estão no meu quarto porque segunda começa a reforma pro closed da Brícia. Parece até que tô ouvindo o papis dizendo "Num sei pra que isso!". Aproveitei e confirmei com ela o almoço de domingo na casa da volvis, a Roberta adora o colinho da bisa...

Agora esse negócio de almoço em família só me lembra a Fábia, e ela bem que deve tá precisando por causa do estresse da finalização do mestrado, mas quando ela vier nas férias a gente mata a saudade e faz almoço de família até cansar. Mas agora só nas férias mesmo, porque tudo indica que ela vai imendar e fazer o doutorado lá em Goiânia também, e quem sabe o casório sai agora né? Já chega de enrolação! Agora será que eles casam aqui, ou lá com a família dele? Esse debate vai dar pano pra manga.

Vixe, tenho que ligar pro João Pedro avisando dessa programação de fim-de-semana, não é a vez dele de ficar com a Roberta mas ele deve querer passar aqui pra ver a filha né, como seeeeempre...

Eita que eu tô precisando de férias! Bom depois da formatura do Marquinho vou tirar uma semaninha pra ir com a Roberta pra Recife, vó Zefa e vô Pedro vão amar!
-------------------------------------


Se eu tivesse acordado num universo paralelo, era exatamente assim que eu queria que ele fosse.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Meus novos heróis

Todo mundo tem heróis, sejam os pais, avós, personagens históricos, ídolos da música ou do cinema, gênios da matemática, santos, etc e tal. Hoje percebi que nos acabamos deixando de lado os pequenos heróis do cotidiano, e por isso resolvi listar 3 dos meus novos heróis, ligados diretamente às minhas atuais experiências.

1 Professor de ensino público

Só podia ser o primeiro da lista, porque uma criatura que recebe uma ninharia, dá no mínimo 20h de aula por semana, prepara aula, passa horas elaborando uma prova e quando começa a corrigir as 60 avaliações dá de cara com engraçadinhos q só assinaram o nome (eu tava falando com as paredes esses dois meses?), outros que pescam e trocam as questões de lugar (se é pra pescar vamo pescar direito meu povo) e aqueles que eram aquela justa questão que foi colocada com o justo intuito de ninguém zerar a prova. Professores de ensino público não deviam ser só reconhecidos heróis, merecem a canonização direto!

2 A Rosa

Ela trabalha aqui em casa e vocês vão concordar comigo que ela arrasa. Aqui são 5 criaturinhas complicadas, na hora do almoço é praticamente um prato especial pra cada um (um não come carne; outra não come frango; a outra come, mas só peito, e não come peixe), pra lavar e passar temos roupas de 4 mulheres e um homem vaidoso, no quintal tem mais folha no chão que no zoobotânico, e quando eu faço minhas experiências culinárias deixo uma montanha de louça na pia (sempre imagino o olho dela saltando quando chega de manhã e vê aquilo). Fora isso cuida da casa dela, dos filhos e faz curso pré-vestibular, cansou? Pois é, eu não imagino de onde ela tira esse fôlego (será igual no filme "O Grande Truque"?), mas ela faz tudo isso, e faz bem feito, e eu nunquinha vi a Rosa de mal-humor. Tem ou não tem super-poderes? E viva o trabalhador brasileiro minha gente!

3 Criança de aparelho

Vendo essa criancinhas fofinhas com aparelho, eu nunca tinha parado pra pensar no suplício ao qual elas estão submetidas. Mas fala sério, como aquelas coisinhas pecurruchas aguentam a arrancação de dentes? A boca com todos os seus espacinhos cortados? A língua ameaçando cair de tão machucada? A apertação dos ferros que deixa tudo (dente, gengiva, cabeça), absolutamente tudo doendo? Me Deus, como se explica a essas criaturinhas que elas tem que aguentar tudo isso? Definitivamente ganharam meu respeito!


E aí mais alguma sugestão de pequenos-grandes heróis????

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Frase novelística da semana:

"O pamonha bateu no aditivado? Tô pretérita!" - Alta Estação

Quem disser que essa frase não é ótima perdeu o senso de humor em algum lugar!

No começo era a palavra

Sabe qual a pior parte de estar terrivelmente desocupada?? A gente pensa demais, pensa no que fez, no que não fez, no que vai fazer e no que não tem mais jeito. Eu particularmente gosto muito de fazer listas. Como a net (que já foi mais de uma vez meu objeto de pesquisa) dá espaço pra tudo que é doido ou desocupado, ou doido desocupado, resolvi criar um cantinho pra mim também.
Vamos as apresentações:
Meu nome é Flávia, tenho 24 anos, moro em Teresina (capital do queeeente Piauí), sou jornalista com especialização em telejornalismo e no momento aguardo uma "convocação" e estou trabalhando em uma revista.
Uma das primeiras coisas que tenho que avisar é: Eu sou chata! Sou mesmo, chata, rabugenta e resmungona, mas tem quem goste viu:P
Não espere entrar aqui e ler sobre as coisas lindas da vida, é provável que apareça algo do tipo as vezes, mas eu não sou adepta do jogo do contente (até quando li Pollyana, com 1o anos, achei esse jogo uma grande idiotice), e sou muito chegada num sarcasmo e num tantinho de ironia.
Sou louca por cinema, leitura e assisto a muuuuuita TV, então comentários sobre estes temas deverão ser frequentes.
Então...