sábado, 5 de abril de 2008

É errando que se aprende

Notaram que desde que o pai e a madrasta da Isabela, a menina que foi jogada pela janela, foram presos preventivamente todos os telejornais tem feito todo esforço para deixar BEM CLARO que os dois não foram considerados culpados, que é apenas uma forma de evitar a contaminação do local e o contato com as testemunhas?? Notaram que todos os jornalistas estão tendo muito cuidado para não transformar os dois em montros??

Toda essa precaução é resultado da lição aprendida com o Caso Escola Base, quando os donos da escola foram acusados de pedofilía e foram crucificados em rede nacional, quando provaram a inocência na justiça já era tarde demais, tinham sido expostos, humilhados, perdido a escola, mudado de casa, e seriam por um bom tempo reconhecidos como os montros que abusavam dos alunos da escola. Quem fez Comunicação Social após esse caso, como eu, com certeza ouviu e estudou mais de uma vez isso tudo como o maior exemplo de como NÃO agir.

Prova de que todos nós aprendemos é toda essa cautela no Caso Isabela. Falta ainda utilizar essa mesma cautela em outros tipos de situação, mas boto fé que a gente chega lá!

4 comentários:

  1. Eu lembro do caso da Escola Base, foi terrível mesmo! Agora, esses pais (o pai e a madrasta) não mereçem esse título, são dois bestiais. Quando forem para o reino dos pés juntos, vão arder no mámore do inferno e espero q de lá eles não saiam nunca mais.

    ResponderExcluir
  2. Escola Base e outros casos. Tudo isso no livro Jornalismo dos anos 90 de Luís Nassif. Explicando direitinho o que falta no jornalismo..justamente essa falta de apuração, sempre acreditando na primeira versão..no caso da Isabela é complicado, mas estão agindo de maneira cauteloso.

    Como diz meu pai: - Se realmente a versão do pai seja verdadeira, pq ele não ficou firme na apuração, junto da polícia, foi se esconder uns dias (saiu do flagrante) e apareceu com 5 advogados, que pai é esse, que se esconde????

    Joyce Vieira.

    ResponderExcluir
  3. Nesse caso eu concordo com sua amiga aí em cima. Tudo que o pai e a madrasta diz nao bate com as provas que a polícia ta achando. E se ele acreditasse q fosse inocente nao teria fugido. Muito estranho o comportamento deles dois...
    D.

    ResponderExcluir
  4. Talvez vc tenha notado isso pq é uma pessoa como poucas... mas acredito que para a grande parte da população, esse mínimo está com cara de mais, ou seja, eles já foram julgados, medidos e pesados... é só pereceber o número de pessoas que espera na porta da delegacia.
    Acho realmente que a midia deveria usar esse poder de causar indignação para outros fatos!!!

    ResponderExcluir