segunda-feira, 14 de abril de 2008

Muro da Vergonha 11

Governo Chinês e o Assassinato do Espírito Olímpico

Qualquer pessoa que tenha ligado a tv nos últimos tempos viu o fracasso que está sendo o percurso da tocha olímpica pelo mundo. O Governo Chinês continua se recusando a dar liberdade religiosa e cultural ao Tibet e as manifestações vem seguindo a tocha desde sua saída na China, onde a população seguer pode ver a cerimônia na TV. Acho Olimpíadas um troço lindo, emocionante mesmo, com a idéia das nações disputando e convivendo como iguais, mas fica meio difícil engolir esse ideal quando o país sede é contra a liberdade... Uma pena, de verdade!!!

Alguns atletas desistiram de participar do revezamento da tocha como uma forma de também se manifestarem, líderes mundiais já afirmaram que não comparecerão à abertura dos jogos, e mais uma vez a intransigência de um governo metralha o Espírito Olímpico.

E pra finalizar:


FREE TIBET

3 comentários:

  1. e pensar que se trata de um país cuja internet é completamente monitorada, alguns sites são proibidos e tibetanos arriscam suas vidas para manterem blogs clandestinos e dizer ao mundo a real situação que eles vivem... isso tudo é só o que está transbordando e a gente está vendo, fora o que está lá dentro da panela fervendo...

    muito triste mesmo, flavinha, a olimpíada que, teoricamente, seria a mais bela de todas, com seus estádios ultra-modernos e tecnologia de ponta, mas às custas de quantas mortes e exílios?...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, hipocresia não tem cara! Os chineses (a cúpula) organizadora dos jogos e dos cerimoniais, ainda tem o cinismo de sorrir e promover o certame olimpico como uma expressão de união entre os continentes, e o pior será na hora dos jogos, por que extremismo é extremismo e é a reação genuina, não que seja a correta, mas genuína de um país encarcerado.

    Vergonhoso para todos os povos. Não sou a favor dos boicotes, ou seja, espero que todos os atletas que obtiverem índices estejam lá, mas que na hora do pódio a felicidade de estar com uma medalha no peito ganhe alguma simbologia de protesto pacífico, mesmo que os babacas cortem as transmissões.

    Bjuss Flá.

    ResponderExcluir