domingo, 25 de outubro de 2009

Aula

Esses dias assisti Frost/Nixon e me surpreendi! Muito melhor do que eu esperava, e eu já esperava muito. Nem é só por retratar uma história real, nem só pelas atuações e direção ótimas, o que chamou mais minha atenção foi mesmo pelo meu lado jornalista.

Depois da parte introdutória do filme, com a explicação do caso Watergate, do processo de convencimento do Nixon a dar a entrevista e da parte burocrática e financeira necessárias para sua execução o que me pegou mesmo foi A entrevista.

Dá pra gente acompanhar todo o processo de pesquisa e preparação não só dos responsáveis pela produção da entrevista, como dos assessores de Nixon. A gente vê claramente as reações dos dois lados com o desenrolar da entrevista e os macetes usados pelo entrevistador e pelo entrevistado pra atingir seus objetivos. Até pensei "filme ótimo pra mostra pra um assessorado entender como impor seu ritmo nas entrevistas e fugir dos assuntos que não são do seu interesse".

Com o andar do filme acho mesmo é que ele tem que ser exibido nos cursos de jornalismo pelos professores de TREP (Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa) porque está absolutamente tudo ali. Desde o comecinho, com a pesquisa minunciosa nos arquivos e gravações, até a diferença que a postura pode fazer. Excelente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário