segunda-feira, 28 de maio de 2007

Gente que faz bem feito

No curso de Comunicação Social, aprendemos o que é notícia e como escrevê-la, mas isso não quer dizer que todo mundo tem que botar a cabeça numa forma e escrever igual, mas infelizmente é quase isso que acontece...

É justamente por isso que fico ultra feliz quando vejo matérias com um foco diferenciado, com texto surpreendente, como as referentes à ocupação do Complexo do Alemão exibidas ontem (27) no Domingo Espetacular e no Fantástico, ou como a sobre o jogo Flamengo e Botafogo, toda em volta de uma vovozinha fooofa torcedora do flamengo.

Mas o máximo dos máximos é quando além de fazer um trabalho bem feito, o jornalista cria seu estilo próprio. Sempre adorei a Glória Maria, e amava as matérias do Evaristo Costa quando ele ainda era repórter do Mais Você (hoje que ele é apresentadoer e editor eu amo O Evaristo).

Atualmente tenho três novos queridinhos:

Tadeu Schmidt - agora ele está no Fantástico, mas minha paixão começou assistindo às matérias e comentários dele no Bom Dia Brasil. Eu não sou muito de esporte, futebol então eu nunca consegui ver uma partida inteira (sempre durmo), mas é só colocar o Tadeu pra falar disso que eu fico presa em frente da TV vendo até os gols da rodada e achando que o jogo deve ter sido maravilhoso. O que acontece é que ele faz textos deliciosamente engraçados, irônicos e até mal-criados (no bom sentido), parece aqueles comentários de amigo engraçadinho em mesa de bar. E mais, quando a imagem volta pro estúdio, lá está ele com aquele sorriso de moleque sem vergonha que sabe que aprontou, AAAMO!

Renata Alves - faz matérias para o Domingo Espetacular, na Record, sempre no nordeste sobre pessoas e situações inusitados. Confesso que da primeira vez que assisti não gostei de cara, estranhei mesmo, mas ela me ganhou, danada! Na universidade aprendemos que o texto para TV é mais coloquial, e ela leva isso ao extremo, sem deixar ficar simplório. Além disso ela se diverte horrores fazendo as matérias, a gente nota, claro, e acaba se divertindo também. A matéria dela com o seu Lunga foi impagável.


Catarina Hong - também da Record, e acredito eu correspondente da emissora no Japão. Enquanto nas outras emissoras o Japão só aparece quando o assunto é tecnologia, economia ou jovens moderninhos, ela nos traz matérias lindas sobre os costumes e a cultura japonesa. As matérias normalmente são bem delicadas e como os correspondentes geralmente tem liberdade para escolher suas pautas, ela merece reconhecimento por ter uma visão diferenciada do oriente e trazer isso pra gente. Assisti uma vez uma matéria sobre a florada da árvore tradicional do país, e o BG(música de fundo) cantado por umas senhorinhas japonesas, tá até hoje martelando na minha cabeça.

9 comentários:

  1. Um texto bem feito e criativo realmente faz toda diferença. Eu também não gosto nem um pouco de futebol ( quer dizer, mais ou menos, agora eu gosto um pouquinho hehehe ) mas é impossível não assistir as matérias do Esporte Espetacular. Até quem não gosta do assunto fica envolvido e interessado em ver. Bjaoooo. ;)
    Didi

    ResponderExcluir
  2. hum...acho que preciso assistir mais TV...
    rsrsrs
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. A Renata Alves ainda não vi, mas o
    Tadeu Schmidt e a Catarina Hong são realmente ótimos. Com o Tadeu no fantástico estou mais tranquiçlo, pq ele já me atrapalhou demais, por conta dele eu já me atrasei várias vezes no trabalho, assistindo as notícias do esporte no Bom dia Brasil! hehehe Beijos

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria da Hong tem no YouTube?

    ResponderExcluir
  5. Ola, meu nome e Rodrigo, moro em minas Betim-MG.
    Quero mandar para a Reporter Renata Alves um abraço enorme e digam a ela que é muito linda beijos ...Sei que sou mais um fa que pensa isso dela, nao em problema, Meu recado esta dado beijos Renata....

    ResponderExcluir
  6. EU CONCORDO COM TUDO QUE,
    VOCE DIZ DE RENATINHA.
    E DIGO MAIS,A REPORTER MAIS ORIGINAL DO BRASIL.
    NAO SOU EXPERT. NO ASSUNTO.
    ESSA MENINA ME CATIVOU
    DEMAIS.
    UM ABRACO. ABEL.

    ResponderExcluir
  7. EU CONCORDO COM TUDO QUE,
    VOCE DIZ DE RENATINHA.
    E DIGO MAIS,A REPORTER MAIS ORIGINAL DO BRASIL.
    NAO SOU EXPERT. NO ASSUNTO.
    ESSA MENINA ME CATIVOU
    DEMAIS.
    UM ABRACO. ABEL.

    ResponderExcluir
  8. RENATA UM FELIZ NATAL
    PRA VOCE AOS SEUS.
    QUE O ANO QUE SE APROXIMA,SEJA REPLETO DE
    DE COISAS MARAVILHOSAS.
    VOCE MERECE, CHAU ABEL.

    ResponderExcluir
  9. renatinha o pre-caju tava
    maravilhoso muita gente bonita.
    o desfile de bloco muito
    bom,salvo os funk muita apelacao.
    renata, estive perto de voce
    2 metros,quando fui falar,minha
    esposa me puxou ai sobrou pra
    mim, 4 dias na sala.
    ja ta tudo bem.um abraco
    ti adoro. xau.

    ResponderExcluir