quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ponto pra ela

Tenho que admitir para vocês que não sou exatamente uma pessoa envolvida com política, e que acho toda essa história de ter ou não ter dossiê sobre os gastos no cartão corporativo no governo FHC uma tempestade em copinho de café, mas depois dos trechos que assisti do depoimento da Ministra Dilma Roussef na CPI é inevitável reconhecer o que até mesmo a oposição reconheceu: ela arrasou! Segunda a matéria que assisti ontem no Jornal da Globo os Senadores de oposição admitiram que a Ministra estava mega (ok eles não disseram mega, mas o blog é meu, eu posso adaptar) preparada e que é difícil confrontar um opositor assim.

Mas o que eu gostei mesmo foi o cala- boca que ela deu no Senador José Agripino (não estou citando partidos porque como já disse não sou muito de política), pra fazer jus à situação vou de ctrl+c/ctrl+v:

"José Agripino, quis insinuar que a ministra poderia mentir no depoimento. Fez isso ao citar uma entrevista em que ela falou dos tempos de prisão, na ditadura.

“Vossa excelência responde que a prisão é uma coisa em que a gente se encontra com os limites da gente. É isso que às vezes é muito duro, nos depoimentos a gente mentia feito doido, mentia muito, mas muito. O que quero dizer com tudo isso? Que eu tenho medo de estarmos voltando a um regime de exceção”, disse o senador.

A ministra respondeu. “Eu tinha 19 anos, eu fiquei três anos na cadeia e eu fui barbaramente torturada. E qualquer pessoa que ousar dizer a verdade para interrogadores compromete a vida dos seus iguais. Entrega pessoas para serem mortas. Eu me orgulho muito de ter mentido, porque mentir na tortura não é fácil. Agora, na democracia se fala a verdade. Diante da tortura, quem tem coragem, dignidade, fala mentira. Esse diálogo aqui é o diálogo democrático. A oposição pode me fazer perguntas e eu vou poder responder. Estamos em igualdade de condições humanas e materiais. Nós não estamos num diálogo entre o meu pescoço e a forca. E eu acredito, senador, que nós estávamos em momentos diversos da nossa vida em 70". "


Esse final é minha parte preferida, a cuspidinha na cara...

3 comentários:

  1. GentêÊÊÊÊ...como estou por fora de política. tb ñ assisto tv. Vejo só uns lances na net. Valeu Flavinha, vc arrasa e esclarece.

    Joyce

    ResponderExcluir
  2. tô por fora também de política...agora eu só sei de espectrofotometria, cromatografia......:(
    buááá

    T.

    ResponderExcluir
  3. sabe, eu acho que tudo que é publico (fora banheiro, logico) dveria ser "coberto de vidro" pra todo mundo ver, inclusdive os gastos e as ligações tlefonicas feitas de fones pagos por nós... não é por nada não, mas se ta gastando o meu dinheiro eu quero saber com o que é, e tenho dito!

    ResponderExcluir