quinta-feira, 31 de julho de 2008

Agora aguenta

Achei uma grande babaquice escolherem Pequim como sede das Olimpíadas, afinal num lugar onde praticamente não existem liberdades individuais e onde não existe liberdade de imprensa, não tem como realizar um evento que tem essas duas coisas como pré-requisitos básicos.

Mas enfim, aprovaram né, e agora, em cima das buxas começaram a botar defeito: que a China não respeita a imprensa, que Pequim tá poluída demais...Ah, e só descobriram agora? Nunca desconfiaram daquela nuvem cinza em cima da cidade? Acharam que os pequineses andavam de máscara porque eram estilosos? Acharam que os atletas nem notariam? Um-hum.

Agora ficam aí, fazendo um montão de matérias descendo o pau em Pequim. Quer saber? Já estavam sabendo que ia ser assim, aprovaram porque quiseram, agora que estão de visita no país alheio deviam demostrar o mínimo de respeito!

6 comentários:

  1. e eles usam máscaras? vou prestar mais atenção nos noticiários...

    teresa

    ResponderExcluir
  2. Flávinha, obrigada pelas palavras lá no Jardim!

    Olha só, esses dias eu tava me lembrando da tocha! Tocha? sim a q deram sumiço com medo das revoltas e -com razão- pelo movimento Tibet Free. Não sei, não estou com bons pressagios sobre estes jogos! De qualquer forma espero q a zigue-zira passe!

    Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Tá vendo, ai eu falo e ainda sou chamada de preconseituosa... agora eu digo:

    EU NUM DISSE!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem Flávia, vou discordar de você em pouquíssimas coisas. Os chineses usam máscaras em qualquer lugar. Eles acham que todo lugar no mundo é poluído com na China. Não só Pequim é poluída mas até regiões menores onde o número de indústrias não é grande. Bem, agora o ponto que discordo: acho que não só agora que eles deveriam tá baixando o cacete, mas deveriam fazer isso antes, durante e depois da escolha da cidade! Concordo com você que seria melhor antes (realmente), mas antes tarde do que nunca. Se o país não tem liberdade de imprensa (o que não é nenhuma novidade), o jornalismo internacional não pode se calar, mesmo que isso esteja sendo feito só agora (infelizmente). Beijos, excelente matéria.

    ResponderExcluir
  5. eu não gosto de olimpíadas.
    mas uma das vantagens que tenho visto nessa coisa de pequim ser a sede dos jogos é o bom número de discussões pertinentes que isso tem gerado.
    duas das minhas preferidas têm a ver com a arquitetura dos espaços projetados especialmente para os jogos e com todas as críticas sociais feitas à china. essa semana saiu uma coluna interessante na folha sobre a primeira questão, e eu li uma entrevista muito interessante de um sociólogo [que eu esquci o nome agora] dizendo, e explicando, por quê o ocidente não tem moral pra criticar a china. dá uma procurada, vale a pena dar uma lida e pensar a respeito. beijos.

    ResponderExcluir