quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Expectativa

Com os 100 anos da morte de Machado de Assis, já era de se esperar que as emissoras de TV realizassem especias referentes a essa data. Globo e Record já anunciaram seus programas, e eu tenho expectativas distintas sobre eles.

A Globo vai colocar no ar a microssérie "Capitu" e eu sinceramente não me animei. Pelo pouco que vi, vai seguir aquela linha "vanguarda-circense-forçada", que eu adorei no primeiro "Hoje é dia de Maria", mas que a partir do segundo começou a ficar exagerado demais e dificultou o principal, que é o público entender a história que está sendo contada. Ainda tentei ver "A Pedra do reino", mas minha paciência não deu, e pelo jeito não foi só a minha já que a série foi fracasso de crítica e público. Outra coisa é que, como já contei aqui, a história de Dom Casmurro não me apetece. Acho um saco essa história de "Capitu traiu ou não?". Coisa chata, aceita que é corno e ponto!

Já a Record optou pela adaptação de contos menos conhecidos de Machado, o que por si só já me interessa, afinal os romances obrigatórios de vestibular, "A Cartomante" e "O Alienista" já deu né? O primeiro da leva é "Os Óculos de Pedro Antão" e será apresentado dia 24 de dezembro. Ano que vem vão ser adaptados "Uns Braços", "Umas Férias", "A Causa Secreta", "Um Esqueleto" e "Idéias de Canário". Também vi pouca coisa, mas me pareceu um trabalho bem feito e despertou muito mais meu interesse do que Dom Casmurro pela quinquilionéssima vez.

Vamos ver se minhas expectativas estão corretas, senão volto aqui para fazer o "mea culpa".

Um comentário: