quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O poder do sorriso



Se tem uma coisa que faço questão de fazer todo dia, independente do meu humor, de ter dormido bem a noite, do que tenha acontecido, é cumprimentar a todos com um sorriso. Eu sei, eu sei, falando assim parece uma grande besteira, mas deixa eu contar porque faço questão.

Há alguns anos, quando eu ainda estava na universidade, e vivia de cara trancada pra tudo e pra todos, desci do ônibus muito entretida em ter raiva de tudo, tinha acontecido alguma coisa que não lembro e estava odiando o mundo de graça, parecia que o mundo estava nas minhas costas, aí no caminho da parada para o CCE passa uma moça que eu nunca vi na vida, olha bem nos meus olhos, abre um sorriso gigante e diz "Boa tarde". Pronto só isso. Mas aquele sorriso tão desinteressado e sincero me desarmou, era impossível não retribuir, e ao fazer isso, lá se foi todo o meu esforço em odiar o mundo, e meu dia mudou naquele momento, ficou muito mais leve. 

Nunca esqueci aquilo, o sorriso daquela desconhecida salvou meu dia, e eu nunca nem pude agradecer a ela pelo que aprendi: Um sorriso sincero pode "salvar" alguém.

Então, até hoje, chego em todo canto com um sorriso, um "boa tarde" e o sorriso é contagioso. Se sou atendida por uma pessoa carrancuda, já mando um "obrigada" com meu maior sorriso, e quase sempre a pessoa se desarma e retribui. Acho uma delícia perceber que nos lugares que eu ando com uma maior frequência, onde as pessoas já me conhecem, algumas já abrem o sorriso quando me veem chegar, e ficam me olhando, me acompanhando, esperando até receber o meu sorriso de boa tarde. Tem como não achar uma delícia?

2 comentários:

  1. Eu estava explicando esse poder para o João Neto essa semana. É 100% eficiente!

    ResponderExcluir
  2. E faz bem pra quem recebe e principalmente p quem da... as vezes a gente ate esquece q la no começo do dia n queria sorrir.
    Que bom seria se todos cutivassem esse hábito.

    ResponderExcluir