terça-feira, 15 de julho de 2014

Florença




Hoje inauguro uma nova sessão aqui pra falar sobre uma coisa que eu amo: viagens. Batizei esse espaço de "Voando por aí".

Pra começar, uma cidade que eu não tinha absolutamente nenhuma vontade de conhecer, mas acabei conhecendo e me apaixonando. Só fui lá 2 vezes, mas nas 2 me senti em casa, como se já conhecesse aquelas ruelas do centro histórico. Estou falando de Florença, na Itália.

Se for pra Itália e só puder conhecer uma cidade além de Roma, escolha Florença. Acho que é de conhecimento geral que ela é considerada o berço do Renascimento, e reuniu diversos gênios na época. Se vc fizer uma visita guiada, pode até ouvir algumas piadas sobre encontros entre Michelangelo e Da Vinci que, diz a lenda, não se cheiravam.

O ponto mais conhecido, que estará sempre cercado de mil turistas é a Basílica di Santa Maria del Fiore, com o famoso Duomo de Brunelleschi, uma imensa inovação para a engenharia da época, que foi construído cercado de cuidados e segredos para que o projeto não fosse roubado. Bem da verdade, se a pessoa for sem pesquisar um pouco, é o tipo de coisa q passaria batido pra quem não entende de engenharia, por isso sou sempre a favor de uma pesquisinha básica antes de visitar alguma cidade nova. A parte interna da Basília é quase "pelada", se estiver com pouco tempo nem precisa entrar.

Na frente da Basílica, está o Batistério, com os "Portões do Paraíso", uma obra bem bonita com as fases da vida de São João Batista e as virtudes. Tb não precisa entrar. Logo atrás do Batistério está o Scudieri, onde tomei o melhor chocolate quente da minha vida. Vale uma paradinha p descanso em algum momento do dia.

Outro lugar que está sempre lotado, mas que provavelmente vai lhe render as melhores fotos é a Piazza della Signoria, onde está o Palácio Vecchio, com a entrada ladeada pela réplica da estátua de Davi de Michelangelo e a estátua de Hércules e Caco. Tem ainda a fonte de Netuno e a Loggia dei Lanzi, com diversas estátuas lindíssimas.

Esses 3 pontos são os basicões, os que vc vai ver nem que não queira. Mas Florença tem mil outros pontos, alguns para uma passagem rápida, como a Ponte Vecchio e Piazzale Michelangelo, um mirante com vista bem bacana, e outros mais demorados, como a parte interna do Palácio Vecchio, Palazzo Medici Riccardi, capela Medici, etc... Mas a cidade está também cheinha de Galerias, e p elas vc deve dedicar um tempo, pra caminhas e apreciar com muita calma.

Na Galleria dell'Accademia está o original do Davi. Da primeira vez q vi a réplica da estátua fiquei boba, boba, bobinha. Eu jurava que era uma obra em tamanho real, tipo a Venus de Milo e outras trocentas estátuas, mas não, é um troço gigantesco e fascinante. Na visita à Galleria, pude observar com mais calma, reparar nos detalhes, e escolher minha parte favorita: a mão direita! Outro destaque desta galeria é o Salone dell'Ottocento, com várias escultura, onde eu descobri e amei Bartolini. Amo ver que mesmo com internet, redes sociais, e bla bla bla, ainda a tanto a ser descoberto e apreciado.

Agora meu lugar favorito, onde dá p se perder, que dá vontade de passar o dia todo: Galleria degli Uffizi. Aqui vc encontra a maior coleção de pinturas renascentistas, com obras famosas, como A Primavera e O nascimento da Venus, de Boticelli, além de obras de Ticiano, Da Vinci, Giotto, meu amado Caravaggio e trocentos outros. Tem uns retratos que a gente espera se mexer, mais real que fotografia, de babar mesmo.Vale a pena cada centavo e cada segundo.

Pra poupar tempo, os ingressos pras essas e outras galerias podem ser comprados pela internet . O que vai ajudar muito se vc visitar em alta estação, quando as filas são gigantescas. Fui em dezembro e em março, e não peguei fila de nada, super tranquilo.

Uma sugestão culinária: prove a massa com creme de trufa, tradicional na região da Toscana. Comi no Il Porcospino, bem na frente da Capela Medici, e amei.

Das memórias mais gostosas que tenho, é passear pelas ruelas do centro histórica, achando coisas lindas em casa esquina. Super fácil de se localizar, não tem chance de se perder. Se rica eu fosse, uma vez por ano tava lá. Até papai, qd conheceu, achou a cidade minha cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário