segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ética e ponto.

Já falei isso um milhão de vezes, na vida real e na virtual, e falarei outro zilhão de vezes: acho absurdo divulgar imagem do corpos de vítimas de acidentes, assassinatos e etc. Não consigo entender, por exemplo, que um editor veja uma imagem dantesca dessa e pense: "vamos publicar. bota bem grande em destaque". Pra mim isso é de um desrespeito absurdo com a família, q além de estar passando por uma dor absurda de perder um ente querido de forma tão repentina, ainda tem que lidar com a dor de vê-lo exposto nessas condições. Essa não é a imagem que ninguém quer levar de alguém que ama. Sempre penso, será que se fosse a mãe, o pai ou uma irmã desse editor ele gostaria de ver exposto assim? Pq a dor do outro é tão insignificante? E pra mim, nessa situação não cabe a justificativa do interesse público, pq essa exposição são acrescenta em nada à informação, isso não é de interesse de ngm. Isso é simplesmente um desrespeito e uma agressão à família! O pior é q com celulares com câmeras e redes sociais, essa atrocidade passou a ser mais comum, feita por qualquer pessoa sem o mínimo de respeito à dignidade humana. Isso não é caso de ética jornalística, é ética e ponto.

Qd ainda era estudante de jornalismo, numa época que se bobear nem Orkut era top, estagiei em um site de notícias e uma das primeiras matérias que me mandaram fazer foi sobre um motoqueiro que havia sido atropelado por um caminhão. Qd cheguei o corpo ainda estava sob o caminhão, e a família já estava lá, aos prantos. Qd voltei p redação o editor perguntou onde estava a foto do corpo ou pelo menos da família chorando, disse que não tinha feito, e que jamais faria. Tracei meu limite ali, bem antes de ser profissional, justamente por acreditar que essa não é uma escolha de trabalho, mas sim uma escolha de como você lida com a vida. 

Um comentário:

  1. Concordo plenamente. A família que já tem que lidar com a perda de um ente querido ter ainda que suportar esse tipo de exposição é no mínimo cruel. Penso que quem publica esse tipo de coisa acredita que nunca algo assim jamais acontecerá com ele(a). Falta humanidade...

    ResponderExcluir