terça-feira, 22 de julho de 2014

Sra. Volante



Quem me conhece sabe que eu dirijo a pouco tempo, só um ano e meio (por motivos q, enfim, a história é muito longa), talvez por isso ainda tenho muito fresquinho na minha cabeça todas aquelas norminhas chatas que a gente aprende na autoescola. Infelizmente, aqui em Teresina (não sei na cidade de vcs) essas regrinhas não significam muita coisa, aqui o pensamento geral é “eu sou mais importante que vc, faço o q quiser, inclusive se quiser passo por cima de vc”.
 
Aí eu meio que viro uma sra. Volatante, mas ao contrário do desenho: ao invés de buzinar e resmungar enquanto faço tudo errado, resmungo e buzino pq quero fazer tudo certo. Compartilharei então algumas das coisas q mais me irritam:


1 Retorno – gentem quantas e quantas vezes sou buzinada por fazer isso direito! Será q o povo não percebe que simplesmente a visibilidade melhora mil por cento? E pior, às vezes a criatura tá fazendo certinho, lindo E bonito, aí vem um bonzão atrás e mete o carro do lado, pronto, fecha tudo pq o bonzão tá com pressa...


2 Sinaleira – qual a dificuldade de movimentar aquela alavanquinha? Sério, aquilo te tira segundos, e super facilita a vida de quem tá atrás, ou tentando entrar na via, ou atravessar. Enfim, dar a seta só ajuda, pq então quase ngm faz isso? É tão pouco usado que as vezes desconfio q algumas pessoas não entendem qd sinalizo e se jogam em cima mermo.

3 Rotatória – ou balão, como chamamos aqui. Não, a preferencial não é do carro maior, não é de quem tá com mais pressa, não é do mais bonito, não é do mais importante, não é do filho de fulano, é de quem ta dentro da porcaria da rotatória. Mas nãããão, eu to fazendo o balão e tenho q parar no meio do caminho pq o bonitão não pode parar e esperar.

4 PARE – pois é, PARE significa PARE. Parece óbvio né? Incrivelmente, não é...

5 Sinalização horizontal – as pinturas no asfalto não são decoração viu, são orientações.

6 Motorista lento – acho inadmissível alguém estar mais lento q eu, basicamente pq eu, q sou motorista recente,  já me arrasto, então se tá mais lento q eu, encosta e vai a pé.

7 Pisca alerta – ele não deixa o carro invisível, nem desmaterializa, então não adianta parar no meio da via e ligar pisca alerta.

8 Pedestres sem noção – nunca vou entender pq em um local onde existe calçada em condições de uso, larga e sem buracos, tem pedestre que prefere caminhar no meio da rua escura.

9 Vagas especiais – vagas para idoso e deficiente são para idoso e deficiente, e não p quem vai “só ali rapidinho”, ou simplesmente está com preguiça de botar 4 vagas mais p frente.

10 isso: 


11 Educação e civilidade – só lembrando que essas duas coisinhas são básicas no trânsito e na vida. Facinhas facinhas...





Nenhum comentário:

Postar um comentário