quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Documento histórico

Ultimamente tenho falado muito de cinema, mas é que tenho assistido tantos filmes ótimos, que é inevitável...Hoje vou falar de um documentário que vi ontem na Mostra de Cinema Internacional na Cultura: “Eu fui a secretária de Hitler”.

Todos os 90 minutos do filme são ocupados por trechos de depoimentos dados por Traudl Junge (a secretária a quem Hitler inclusive ditou seus testamentos), e mesmo assim fiquei fascinada, presa na frente da televisão, ela dá descrições tão perfeitas que às vezes dá até pra vizualizar as cenas.

Durante sua narrativa ela conta como chegou ao abrigo de Hitler, como as coisas funcionavam lá, que tipo de informações chegavam às pessoas que estavam lá, que era um "ponto cego"... Ela fala também do Hitler na intimidade, segundo ela bem diferente do que se mostrava em público até no jeito de falar, conta “causos”, relata preferências, modos...Uma coisa que ela falou me chamou a atenção, Hitler não gostava de ter flores em seu quarto porque não gostava de coisas mortas perto dele, quem diria...

Junge conta que só muito depois da guerra ficou sabendo do que realmente acontecia, e mostra que o ditador criou uma imagem de um mundo terrível caso a Alemanha perdesse a guerra. Mas alguns dos momentos mais impactantes são os silêncios da secretária, nos olhos dela a gente percebe a angústia, a dúvida, a culpa...

Durante todo o filme ela diz que era muito jovem e ingênua, mas lá no finalzinho, ela relata que bem depois da guerra passou por um monumento à uma jovem alemã que tinha a idade dela, e havia sido morta por combater o nazismo no mesmo ano em que ela começou a trabalhar com o Fuher.”Foi aí que vi que juventude não é desculpa para nada”, essa é a última frase dita por ela no documentário...

Um ano depois do lançamento do filme, Traudl Junge morreu de câncer. Suas últimas palavras foram: “Agora estou começando a me perdoar”.




Vai então mais uma dica de cinema: A Queda – As últimas horas de Hitler. Vendo esse depoimento da Traudl notei que muitas cenas do filme são adaptações perfeitas do que foi contado por ela, até os diálogos são iguais, e o filme é realmente muito bom. Opa, depois de escrever esse post achei na net que a voz em off do filme foi retirada desse documentário, ou seja, a voz no filme É de Traudl Junge!

5 comentários:

  1. O que mais me encabula é que ainda hoje, conhecidas todas as consequencia de ações como a de Hittler, seres ditos humanos ainda formem grupos para atacar minorias... Imbecis de SP usando gritos como "morte aos nordestinhos" enquanto muitos deles tem o nordeste nas veias... não entendo a ignorãncia de pessoas que matam ou se matam em nome de Deus, que pra mim é tão soberamente bom e justo!
    A sociedade precisa ser relembrada do que foi a Grande "Obra de Hitler"... o que me preocupa é o tom humanizante e humanizado dado a este monstro nos documentários... MONSTRO!!!!!
    Fábia

    ResponderExcluir
  2. Sabe prefiro pensar na vida pobre e rídicula do Adolfo e de seus comandados. Pessoas tão pobres de espirito q não sacaram q pra vida prestar de verdade, vc tem de dar uma chance ou várias pros diferentes. Se eu pudesse falar com esses imbecis eu com certeza diria que não se vive muito ou pouco em relação a idade que se morre; e sim se vive emaranhando sua vida a de pessoas iguais e diferentes de vc. Eu entendo isso, muita gente entende, mas aqueles babacas e outros q ainda estão por aí passaram batidos pela vida. O pior preconceito que estas MONSTRUOSIDADES berram no meu ouvido é de como esse pessoal é frouxo! Frouxos sim, pk eles não sabem e nem nunca vão saber se misturar com outros povos e outras culturas e continuar a ser eles mesmos.

    Agora entedo a frase: "Pobres Mortais", eles viraram fumaça nos quintos dos infernos e nós não.

    Tô adorando essas dicas de cinema Flá ;D

    Bjusss.

    ResponderExcluir
  3. Não vi!

    Tu me leva?!

    Já disse hj que te amo?

    Então....


    TE AMO TODO DIA E DUAS VEZES NO DOMINGO!


    Muito mesmo!


    Estou morrendo de saudades tuas!

    ResponderExcluir
  4. "A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações. A imaginação envolve o mundo."


    TE AMO, ACHEI PARECIDO OCM VC!

    BEIJOS MEUS!

    ResponderExcluir
  5. tava atrasada por aqui
    por isso fui ler os posts passados!
    adorei as dicas de cinema, vou anotar todas!
    temos em comum esse gosto por cinema ne? que bom!
    bom feriadao pra ti viu?
    bjaooooooooooo
    ;)

    ResponderExcluir