quinta-feira, 5 de junho de 2008

Eu estava certa (de novo)

Sempre fui adepta da máxima "Espere sempre o pior" e sempre ouvi que por isso era uma pessoa pessimista. Pois Pollyanas de plantão morram de inveja, segundo matéria da edição deste mês da Super o pensamento positivo nos afasta de uma vida feliz, o que traz resultados mesmo é o pessimismo.

Oura é um raciocinio bem simples, esperando o pior o que vier é lucro, e no percurso você está preparado pra todos os obstáculos que possam surgir, além disso o pessimista também reconhece que apesar de muitas coisas poderem ser mudadas com trabalho e força de vontade, tem coisas que não tem jeito e ponto. A revista traz a explicação de um dramaturgo norte americano pra o bom funcionamento da Constituição norte-americana: "em lugar de sugerir que nos comportamos todos como deuses, (ela) reconhece que as pessoas são porcos e aproveitarão qualquer oportunidade que lhes aparecer para subverter qualquer pacto, visando defender o que consideram ser seus interesses próprios".

Se você é adepto da máxima "eu posso, eu consigo, eu penso positivo", cuidado, ela tem sido responsável pelo pânico de muita gente que descobriu que nem sempre trabalho e esforço são suficientes pra superar obstáculos e conquistar objetivos.

2 comentários:

  1. ok. só não concordo com a parte da constituição americana...não acredito que uma constituição micro como aquela possa reconhecer as falhas humanas...acho que a constituição brasileira, na sua maneira prolixa de ser, faz melhor.
    Beijo,
    T.

    ResponderExcluir
  2. Sis, sei não, por enquanto foi ficando pelo meu mundo colorido mesmo, acreditando que as pessoas são boas na maior parte do tempo e que se num tá bom ainda e pq n terminou...
    quer mais???

    ResponderExcluir