sexta-feira, 15 de junho de 2007

"Protesto" e Protesto

Hoje em dia é só ligar a televisão pra ver todo tipo de "protesto", mas na minha opinião, a maioria destes "protestos" acaba não surtindo efeito nenhum, ou pior ainda, surtindo efeito negativo.

Deixa eu explicar: o que eu tenho percebido é que a maioria dos "protestos" que nós estamos assistindo envolve ou violência, ou quebra-quebra, ou invasão, ou nudismos ou piada, e no fim das contas, quando a gente assiste a isso não tem argumento que se mantenha. Uma coisa que eu aprendi ainda criança é que quando você usa a violência, perde a razão, e aí por mais justa que seja a sua causa, o público já está pré-disposto a não apoiá-la.

De repete um grupo deixa de ser "o grupo que luta pela reforma agrária" e passa a ser "o grupo que arrebentou com um laboratório de pesquisa", e o "grupo contra a globalização" vira "o grupo de malucos pelados que entrou no mar", uma "manifestação anti-Bush" de repente é lembrada como "aqueles palhaços de máscara", e lá se foi o apoio popular...

É difícil convencer alguém a lhe apoiar quando o seu "protesto" atrasa a vida dessa pessoa por causa de um quebra-quebra na agência de banco, ou da paralisação do trânsito bem na hora de pico.

Quer ver um exemplo clássico??? A Greve Anual dos Professores da UFPI. Não estou dizendo que sou contra o aumento pra os professores, aliás, se você perguntar para os alunos tenho certeza que a maioria é a favor, mas se você perguntar quem é a favor da greve o número dimunui bem. E para a sociedade essa greve anual já virou "férias extras", quando todos os professores "se mandam" pro litoral ( entre aspas porque é assim que eu ouço as pessoas dizerem). Prova maior que a Greve é um fracasso é que ela tem q ser feita todo ano...

Pra mim Protesto é aquele que causa impacto, mas o tipo de impacto que convence as pessoas que sua causa merece atenção, e que faz com que outras pessoas queiram lutar por ela.





Isso é impacto!

2 comentários:

  1. é.. pra mim a maior piada são os candidatos no horário político...

    ridículo

    ResponderExcluir
  2. vai ter greve esse ano na ufpi de novo??

    ResponderExcluir