sexta-feira, 29 de junho de 2007

Racismo?

Eu sou total, completa e absolutamente contra qualquer tipo de preconceito. Preconceito de raça e orientação sexual então eu acho de uma ignorância absurda. Mas tenho notado, que alguns movimentos e algumas pessoas, no esforço de garantir direitos, acabam reforçando os preconceitos.

Por exemplo, na minha opinião, o sistema de cotas é racista, porque valida a inadimissível idéia que negros não tem condições de disputar as vagas com os brancos de igual para igual. É adimitir que os negros não são tão inteligentes como os brancos, o que é uma mentira absurda. Pode-se argumentar que eles não têm acesso às mesmas escolas, mas aí então abram cotas para alunos de escolas públicas ( se bem que pra mim também é validar um erro, o ideal é dar a eles condições de concorrer com os alunos das escolas particulares, mas aí já é outra coisa)..

Outro exemplo recente é essa polêmica entre Lauren Hill e Rede Globo. Não tá sabendo? Eu conto: a cantora americana Lauren Hill esteve fazendo shows no Brasil dias 11 e 12, e claro a Rede Globo solicitou entrevista. Ela até topou, com a condição de que o repórter fosse negro. A Globo se negou, afirmando que não pauta seus repórteres de acordo com a cor.

Longe de mim defender a Globo (definitivamente eu não costumo defender a Globo), mas acho que a empresa acertou nessa. Onde já se viu a cor ser mais importante que o trabalho em si? A Globo tem jornalistas negros maravilhosos, que deveriam ser reconhecidos apenas como JORNALISTAS MARAVILHOSOS . Com certeza o Zeca Camargo estava mais apto a fazer a matéria que a Glória Maria por exemplo.

Li uma argumentação que falava de especialidades, mas já pensou se agora repórter branco só puder entrevistar branco, negro só entrevistar negro e oriental só entrevistar oriental? Aí já não é especialidade, é segregação, e começa um novo apartheid, que como a gente sabe não foi nada bom...

3 comentários:

  1. Estava lendo alí embaixo que vc adora o Bom dia Brasil e eu queria fazer uma abservação: o Fala brasil tb tah muito bom, principalmente qdo começa o link entre o fala brasil e o brito jr.

    Ele pisa de verdade em assuntos polêmicos..esse sobre a doméstica eu vi no fala brasil.

    xêro
    Darlene

    ResponderExcluir
  2. eu amooooooooo o Fala Brasil, show de bola mesmo! e quanto o sistema de cotas acho uma besteira sem fim, a melhora deveria ser feita no começo dos estudos e não no final! Ahh, ja encontrei um jeito de tu comentar no meu flog, vou te dar meu login e minha senha! ;)
    Didi

    ResponderExcluir
  3. não desejo a morte dos racistas, só lamente que eles tenham nascido.

    Beijos!

    ResponderExcluir